sábado, 24 de janeiro de 2015

AULA: GÊNERO NOTÍCIA

Ensino Médio – 1º.ano
Disciplina: Língua Portuguesa
Disciplinas envolvidas: Língua Portuguesa, Biologia e Arte
1-      Título da proposta: Sala de aula faz notícia
 2- Conteúdos
a)Conteúdo estruturante: Discurso como prática social
b) Conteúdo Básico: Gêneros Textual: Notícia
c) Conteúdo específico:  Finalidade do gênero Notícia e suas características
Descritores do SAEP 005, 007, 009
3-Quantidade de aulas: 4
4- Recursos a serem utilizados:
Xerox da notícia inicial
Exemplares de jornal;
Tesoura; lápis; Cola; Cartolina; Canetas coloridas.
• dinâmica (trabalho em duplas);
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
 Ter habilidades básicas de leitura.
Objetivo:
- Identificar a finalidade dos textos do gênero notícia;
- Distinguir um fato da opinião relativa a esse fato;
- Utilizar mecanismos discursivos e linguísticos de coerência e coesão textuais, conforme o gênero e os propósitos do texto.
Conteúdos:
- Gêneros jornalísticos;
- Elementos composicionais do gênero notícia;
- Usos da linguagem no gênero notícia;
- Análise de textos do gênero notícia;
- Produção de texto do gênero notícia.
PROBLEMATIZAÇÃO
Sustentabilidade é um termo usado para definir ações e atividades humanas que visam suprir as necessidades atuais dos seres humanos, sem comprometer o futuro das próximas gerações. Que ações nossa geração pode fazer para que não falte água para as próximas gerações?
03/11/2014 19h39 - Atualizado em 04/11/2014 09h19
Moradores fecham avenida em protesto contra falta d'água em Bauru

Eles afirmam que estão há mais de uma semana sem abastecimento. 
Grupo queimou pneus, galhos e pedaços de madeira na Castelo Branco.
Cerca de 50 pessoas, de acordo com a Polícia Militar, fizeram um protesto na noite de segunda-feira (3) por causa da falta de água em Bauru (SP).
Ainda de acordo com a PM, os manifestantes queimaram pneus, galhos e pedaços de madeira e fecharam a via nas quadras finais, próximo a rotatória de acesso a Rodovia Elias Miguel Maluf, que liga Bauru a Piratininga.
saiba mais
A polícia acompanhou o protesto que foi pacífico, apesar dos pneus e galhos queimados. Os bombeiros foram acionados para apagar as chamas e ninguém ficou ferido.
O Departamento de Água e Esgoto informou que a região é atendida pela captação do Rio Batalha, que está bem abaixo do nível. Nesta segunda-feira, o nível do rio era de 1,34 metro e apenas uma das três bombas de captação estava funcionando.

5- Encaminhamentos Metodológicos
1ª Etapa:Exploração do objeto
Proponha que observem as características, a estrutura e a forma de apresentação dessa notícia. Para isso, organize a turma em duplas de trabalho.
Nessa atividade, os alunos serão desafiados a:
• Observar uma notícia para identificar suas características e sua finalidade;
• Identificar os elementos da estrutura textual de uma notícia;
• Identificar os elementos da apresentação da notícia;
Procure sistematizar as informações: Características observadas no gênero textual Notícia:
• escrita em 3ª pessoa
• descrição de fatos
• atualidade
ATIVIDADES
Analisando os elementos da estrutura textual da notícia “Moradores fecham avenida em protesto contra falta d'água em Bauru”
• O quê aconteceu em Bauru?
• Quando isso aconteceu?
• Onde aconteceu?
• Como aconteceu?
• Por que aconteceu?
Elementos da apresentação da notícia:
•  Qual a manchete?
•Qual o lead?
• Identifique o texto principal.
   Qual a finalidade de uma notícia?
• Cite as informações adicionais.
Diferença entre notícia e reportagem
Explique aos seus alunos: Enquanto gênero jornalístico, a notícia é composta por uma estrutura definida, que pode apresentar pequenas variações conforme o suporte (jornal impresso, internet, etc.), mas que, em geral, segue os padrões de manchete, lead e corpo textual. Pela definição de jornalistas, a notícia seria um registro de um fato novo, recente, sem comentários, juízos de valor ou interpretação e, assim, é escrita em 3ª pessoa. Já a reportagem não necessariamente parte de um fato novo, possibilita um texto mais extenso, contemplando investigações mais detalhadas do assunto, permitindo a ocorrência de posicionamentos e opiniões.
2ª Etapa:
Forme pequenos grupos com os alunos e disponibilize jornais e revistas para análise: peça que destaquem alguns exemplos, identificando quais textos julgam serem informativos e quais indicam como opinativos. Ainda dentro da proposta, peça aos alunos que apontem também notícias e reportagens. Promova a socialização das observações dos grupos, anotando as justificativas que apresentarem para a classificação que fizeram. Observe, assim, o que os alunos já sabem sobre gêneros jornalísticos e, entre eles, as características do gênero notícia.

3ª. etapa
Por trás da notícia
Leve, para a sala de aula, notícias de um mesmo fato publicadas em diferentes jornais.
         Comparar manchetes, títulos e notícias sobre um mesmo fato.
         Estabelecer relação do conteúdo da notícia com outros textos lidos.
·         Observar os diferentes posicionamentos.
         Compreender e se posicionar criticamente diante da notícia.
Divida a classe em grupos e peça aos alunos que leiam as notícias. Durante a leitura, oriente-os a anotarem em uma tabela o que as notícias têm de semelhante e de diferente.
É importante que os alunos percebam que, embora o fato seja o mesmo, os autores podem relatá-lo de forma distinta.
Faça perguntas à turma:
         As informações contidas nas notícias são imparciais ou tendenciosas?
         Qual é a posição de cada uma das publicações?
Durante a leitura, observe se o grupo consegue estabelecer relações entre o conteúdo da notícia e outros textos. Instigue os alunos a concordarem, discordarem, criticarem e assumirem uma posição diante dos fatos.
4ª. Etapa
Propor aos alunos que façam o levantamento das ações que poderiam contribuir com a sustentabilidade em sua comunidade e depois da pesquisa produzir uma notícia. Informe aos estudantes que as fotografias precisam dialogar com o texto e que é de inteira importância uma boa escolha delas.
Atividade de Fechamento
Por fim, seguindo a sugestão da própria atividade da notícia acima “Moradores fecham avenida em protesto contra falta d'água em Bauru”, peça que os alunos elaborem uma notícia individualmente, utilizando a solução para a sustentabilidade que o colégio elegeu.
 Na aula seguinte, promova uma socialização e recolha as produções para avaliação. Observe se os alunos atenderam as características do gênero, sua estrutura e forma de apresentação.        
  Informar aos alunos que os melhores textos serão publicados em um jornal a ser produzido por eles.
V ETAPA
•          Levantamento das principais dificuldades encontradas.
•          Revisão dos textos produzidos nos aspectos:
         Estrutura textual: Organização espacial do texto; Parágrafos,  Coerência e coesão.
         Problema de ordem sintática: Concordância nominal e verba,  Regência.
         Problemas de ordem morfológica: Adequação vocabular;  Conjugação verbal, Forma de plural e  feminino; Uso da 3ª. pessoa
         Problemas de ordem fonológica: Ortografia: Acentuação; Divisão silábica.
•  A revisão dos textos será feita por etapas, por isso será disponibilizado um tempo.
6- Perspectiva de Abordagem interdisciplinar
Durante o trabalho com o gênero notícia o professor trabalhará de maneira interdisciplinar sem que o aluno perceba a mudança de disciplina, pois para que ele entenda as características do gênero e produza, ele precisará dessas informações de biologia, artes e língua portuguesa.
Sugestão de atividades interdisciplinar com biologia:
a) Visita a um corpo hídrico (um córrego, um rio, um lago) para observar as condições do seu entorno (vegetação, degradação do solo, lixo, etc.)
b) Relacionar a água com a vida na Terra
c) Identificar a importância da água: listando os usos
e) Identificar doenças relacionadas com a água e a forma de prevenção
f) Identificar atitudes adequadas para melhorar a vida no Planeta Terra, a partir de casa.
g) Propor soluções para minorar os problemas ambientais, listando-as e organizando sua implantação na comunidade escolar.
Sugestão interdisciplinar com a disciplina de Arte
Durante a pesquisa de notícias em jornais e durante a escolha das fotos para ilustrar as notícias.
Avaliação:
Será considerado o trabalho individual e coletivo, bem como as apresentações realizadas.
 OBS: Acompanhar a produção textual dos alunos e sempre que necessário fazer intervenções objetivando o aprimoramento da escrita.
7- Material Complementar
Como o gênero notícia cai nas avaliações externas
1-
O dia em que o peixe saiu de graça
Uma operação do Ibama para combater a pesca ilegal na divisa entre os Estados do Pará, Maranhão e  Tocantins incinerou 10 km de redes usadas por pescadores durante o período em que os peixes se reproduzem. Embora tenha um impacto temporário na atividade na região, a medida visa preservá-la ao longo prazo, evitando o risco de extinção dos animais. Cerca de 15 toneladas de peixes foram apreendidas e doadas para instituições de caridade.
Época. 23 mar. 2009 (adaptado).
A notícia acima, do ponto de vista de seus elementos constitutivos,
a)   apresenta argumentos contrários à pesca ilegal.
b)   tem um título que resume o conteúdo do texto.
c)   informa sobre uma ação, a finalidade que a motivou e o resultado dessa ação.
d)   dirige-se aos órgãos governamentais dos estados envolvidos na referida operação do Ibama.
e)   introduz um fato com a finalidade de incentivar movimentos sociais em defesa do meio ambiente.

2- Leia o texto abaixo.
Texto I
“A água evapora dos oceanos, cai sobre a terra, aflui para os rios e escorre de volta para o mar – e parece, assim, ser um recurso ilimitado. Mas apenas 2,5 % da água do planeta é doce e a maior parte dela está congelada nos pólos. Assim, de toda a água doce existente, apenas 0,6 % pode ser utilizada. Para piorar, mudanças climáticas podem alterar a distribuição dos locais e dos períodos de cheias, e a elevação do nível dos mares pode tornar salobra a água doce dos litorais.[... ]Cada pessoa necessita de pelo menos meio metro cúbico de água limpa por dia, para beber, cozinhar e manter a higiene pessoal. Mas um sexto da população mundial tem de se contentar com menos do que isso.O fantasma da sede. National Geographic Brasil.n.12.Abril, 2001.v.1
Texto II
Água que nasce na fonte serena no mundo
E que abre um profundo grotão
Água que faz inocente riacho e deságua
Na corrente do ribeirão
Águas escuras dos rios que levam a fertilidade ao sertão
Águas que banham aldeias e matam a sede da população
Águas que caem das pedras no véu das cascatas,
Ronco de trovão
E depois dormem tranquilas no leito dos lagos,
No leito dos lagos
Águas dos igarapés, onde Iara, a mãe d
É misteriosa canção
Água que evapora, pro céu vai embora,
Virar nuvem de algodão
Gotas de água da chuva, alegre arco-íris sobre a plantação
Gotas de água da chuva, tão triste, são lágrimas na inundação
Águas que movem moinhos são as mesmas águas que
Encharcam o chão
E sempre voltam humildes pro fundo da terra,
Pro fundo da terra
Terra, planeta água....
Planeta água (Guilherme Arantes)
Fonte: planetaagua.guilhermearantes.letrasdemusicas.
Esses dois textos se assemelham, quanto ao:
A) espaço.
B) gênero.
C) objetivo.
D) tema.
E) tempo.
3- Leia o texto abaixo.
Eu sou filho do Nordeste, não nego meu naturá
Mas uma seca medonha me tangeu de lá pra cá
Lá eu tinha o meu gadinho, num é bom nem
Minha linda Vaca Estrela e o meu belo Boi Fubá
Quando era de tardezinha eu começava a aboiar
Ê ê ê ê la a a a a ê ê ê ê Vaca Estrela,
Ô ô ô ô Boi Fubá.
Disponível em: .
Vaca Estrela e boi Fubá. De Patativa do Assaré.
A Triste Partida

Luíz Gonzaga
...Sem chuva na terra
Descamba Janeiro,
Depois fevereiro
E o mesmo verão
Meu Deus, meu Deus
Entonce o nortista
Pensando consigo
Diz: “isso é castigo
não chove mais não”

Ai, ai, ai, ai
Apela pra Março
Que é o mês preferido
Do santo querido
Sinhô São José...

Esses textos falam sobre
A) a vegetação do nordeste.
B) a seca do nordeste.
C) o clima do nordeste.
D) o sertão nordestino.
Disponível em:

Referências
Sites
Fonte: planetaagua.guilhermearantes.letrasdemusicas




.