sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Os dez melhores filmes de ficção científica

Assim como adoro livros, também sou uma cinéfila de carteirinha. Coleciono filmes raros e famosos há mais de 20 anos, nos mais diversos gêneros. Alugo muito raramente e prefiro comprar para poder indicar e mostrar à minha família e aos meus alunos, o melhor da 7ª arte. E hoje em dia, com TVs por assinatura e canais especializados em filmes, podemos rever alguns clássicos famosos que a geração de 80 para cá não conhecem. Para adquirir algum em especial, gosto de garimpar em sites especializados, nas Lojas Americanas e em livrarias em busca de raridades. Dentro do meu rico acervo, quero apresentar-lhes uma seleção dos melhores filmes de ficção. Claro que a seleção não foi feita para ser aceita com unanimidade, pois uma lista assim sempre deixa espaço para polêmicas. Para não ser injusta, postarei sem dizer a ordem dos melhores. Enfim, a minha intenção é também saber a opinião do leitor e se por acaso perdi algo interessante. Concorda? Discorda? Tem algum título que você considera indispensável nessa lista? Comente e dê sua sugestão.

1- Guerra nas Estrelas (1977) O Império Contra Ataca(1980)

Este filme inovou no gênero e fez muito cinéfilo ficar impressionado com os novos recursos tecnológicos. Assisti no cinema, e me senti transportada a outro mundo. Já nas primeiras imagens pareciam intermináveis - eu sabia que algo especial estava acontecendo. Foi e ainda é brilhante. Quando finalmente entramos em contato com a trama simples, já estamos na mesma frequência.
2-Mad Max
Mad Max é um filme apocalíptico.O filme que transformou Mel Gibson em astro conhecido no mundo todo é o maior sucesso de bilheteria do cinema australiano. Por essas e outras que eu simplesmente amo filmes apocalípticos (onde os humanos têm que se virar pra sobreviver, tipo Waterworld, Extermínio, etc.) Aquele estilo de roupa de couro, moto e óculos escuros fazia um charme todo especial ao personagem que representava o policial firme em suas convicções.

3- Blade Runner, O Caçador de Andróides (1982) Dir: Ridley Scott


É um filme de ficção científica realizado por Ridley Scott e editado em 1982, ilustrando uma visão negra e futurística de Los Angeles em novembro de 2019.  Muito bem definido em um estilo cyberpunk. Filme impressionante, pertubador e intelectualmente estimulante. É um dos meus filmes favoritos de todos os tempos. Acho que isso caracteriza a forma como o gênero deve ser, escuro, gótico. Além disso, é um filme que envelheceu muito bem, o que é impressionante para um filme de 28 anos de idade!

4- Jurassic Park

Acho que não há quem não tenha assistido a trilogia. Pois, se você nunca assistiu nenhum filme de Jurassic Park, não teve infância. Foram os filmes que transformaram as figuras nos livros em algo a mais, deram tridimensionalidade para os dinossauros, que são os bichos mais aterrorizantes que já existiram na face daTerra.

5- De volta para o Futuro ( A trilogia)
É um clássico da ficção científica, que cativa com sua interpretação da viagem no tempo, que consegue unir a ficção com romance, comédia e aventura. Minha filha, de 13 anos,  conheceu-o neste ano e ficou apaixonada, inclusive pela trilha sonora.

6-Exterminador do Futuro (1984)/O Exterminador do Futuro 2(1991) Dir: James Cameron


“Hasta La vista, baby.” The Terminator, é um filme de ação de ficção científica, em que um serciborgue (tecido vivo por cima de um esqueleto de andróide) com inteligência artificial, designado Cyberdyne Systems Model 101 - 800 Series Terminator (interpretado por Arnold Schwarzenegger), é transportado no tempo, de 2029 até ao dia 12 de Maio de 1984, com o objetivo de alterar o curso da História e consequentemente o Futuro. Foi esta trilogia e sua trilha sonora que me apresentou Guns n’ Roses. “Welcome to the jungle!”

7- Matrix (1999) Dir: Andy & Larry Wachowski


A série além de uma ótima obra do cinema com ótimos efeitos especiais gera grande discussão filosófica, sendo aplicada para estudo até mesmo nas universidades. A possibilidade de um mundo alternativo, e que toca também em pontos como a projeção astral, a Inteligência artificial fazendo com que o homem passe a ter o dom da criação divina, entre muitos outros aspectos filosóficos e científicos estudados.

8- ALIEN (1979) Dir: Ridley Scott

Alien é inesquecível e merece estar nesta lista por uma série de aspectos. É um filme de ficção, mas também de suspense e terror. Foi o longa metragem que rompeu com a era dos extraterrestres “bonzinhos” no cinema, graças principalmente à figura do título, assinada pelo artista surrealista H.R.Giger, que fez finalmente um extra-terrestre muito realista. Scott, em conjunto com uma ótima equipe técnica, concebeu um visual surpreendente, que mesmo trinta anos mais tarde continua atual. O filme foi premiado com o Oscar de efeitos visuais e indicado à estatueta de Direção de Arte

9- 2001: Uma Odisséia no Espaço, filme de Stanley Kubrick de 1968

Ele é fascinante, vencedor do Oscar de Melhores Efeitos Especiais, mostra o drama entre a máquina e o homem envolto em música e movimento, um trabalho tão influente que Steven Spielberg o comparou com o "Big Bang" dos produtores de sua geração. Talvez seja o maior trabalho diretor Stanley Kubrick A seleção de músicas da trilha sonora utilizadas por Kubrick, que sempre remetem à evolução da espécie humana. Por exemplo, a música Tlzits Spake Zarathirstra, de Richard Strauss, utilizada no início, foi baseada num livro de Nietzsche e significa a passagem


10- AI Inteligência Artificial de Steven Spielberg lançado em 2001
 É um filme de Steven Spielberg lançado em 2001, a partir de um projeto de Stanley Kubriky, dois diretores com visões totalmente diferentes da arte cinematográfica. Fala sobre a possibilidade da criação de máquinas com sentimentos e isto é  que mais choca: o amor eterno que o menino sente pela mãe. Ao longo de sua existência, tudo o que deseja é se tornar humano e ser amado pela mãe. Com certeza fará você pensar, emocionará e será um ótimo entretenimento para as pessoas que curtem um bom drama ou ficção
Além dos dez não poderia deixar de mencionar :
AVATAR
Avatar é um filme épico americano de ficção científica escrito e dirigido por James CameronAVATAR nos leva a um mundo espetacular, além da nossa imaginação, onde um herói relutante embarca numa jornada de redenção e descoberta, já que ele lidera uma batalha heróica para salvar a civilização. Gostei muito do fime que assisti em 3D no cinema e me deu dó ele ter perdido o Oscar para Guerra ao Terror, que ficou com seis estatuetas, entre elas melhor filme e direção.