sábado, 13 de março de 2010

Glauco: um cartunista jandaiense!


Glauco sempre sentou na turma do fundão

Fiquei muito triste com a notícia da morte trágica do meu colega de turma do ginásio. Jandaia do Sul tem tradição de revelar filhos famosos – apresentador de televisão, miss Brasil, políticos, escritores, entre outros.
Glauco Villas Boas foi um dos que nos deram muito orgulho. Particularmente, fiquei muito triste por conhecê-lo e acompanhar seu trabalho. Ele pertencia à família dos sertanistas Orlando, Claudio e Leonardo Vilas Boas.O personagem mais marcante da carreira de Glauco foi Geraldão - descrito no site do cartunista como "um consumidor inveterado de uns 30 anos, solteiro que mora com a mãe - com quem tem uma relação neurótica- e continua virgem até hoje".
Leia a seguir trechos da entrevista que Glauco deu para o UOL, em 2001, em que falou sobre o início da vida de cartunista:

"Comecei a desenhar no segundo grau. Sempre desenhei na turma do fundão, que eu fui frequentador assíduo. Desenvolvi essa linguagem e vi que era uma ferramenta muito poderosa: o humor aliado com caricatura. Desde você fazer caricatura dos professores, de algum colega de classe...

Também tive contato com o pessoal do Pasquim. Conheci o Henfil, todos aqueles desenhistas, o Ziraldo. Aquilo foi me inspirando".
Quando me mudei para Ribeirão Preto, para prestar vestibular para Engenharia -por incrível que pareça, eu ia prestar vestibular para Engenharia. Não tem nada a ver comigo. Eu levei a sorte de na época o Hamilton Ribeiro, que é um grande jornalista, estar dirigindo o "Diário da Manhã", um jornal de Ribeirão Preto. Ele viu meu trabalho, gostou muito, e me contratou para fazer uma tira diária. Assim começou minha profissão.
Você pode ver muito do trabalho do artista em seu blog.
Conheça principal personagem do cartunista:


Fonte: Terra, Blog do Glauco.