domingo, 28 de fevereiro de 2010

A última fala pública de Monteiro Lobato


Estou trabalhando com o escritores pré-modernistas no 3º ano e sempre gosto de inovar os textos e a metodologia das aulas. Comecei pesquisar o que havia na internet sobre Monteiro Lobato, já que conheço quase tudo o que o escritor escreveu. Pode parecer mentira, mas leio-o desde os 10 anos, quando eu e minhas irmãs fomos presenteadas com a coleção infantil completa dele. Depois herdei do meu pai a coleção adulta , que é tão excelente quanto à infantil.
Venho todos os anos, trabalhando obras completas do autor, nunca repetindo a mesma obra, para que eu mesma não me canse das minhas aulas.
Este ano, fiquei em dúvida por onde iniciar. E tive uma grande surpresa: Achei uma relíquia no youtube. Uma entrevista que Monteiro Lobato  concede a Murilo Antunes Alves, da Rádio Record, sua última entrevista, em 1948. Dois dias após o bate-papo, o escritor vem a falecer, vitimado por um derrame. Foi a primeira vez que falou no rádio e, infelizmente, a única.
É indescritivel a emoção que senti ao ouvir a voz de um escritor que admiro tanto. Se me perguntassem o que mais me impressionou na sua fala, além da arrogância, " merecida", eu diria:
quando lhe foi perguntado, o que um jovem deve fazer para se tornar um  escritor? Ele deu uma excelente resposta: "Cresça e apareça". Com esta resposta ele não quis ironizar, apenas quis dizer que o jovem deve amadurecer primeiro, preparar-se bem e depois que tiver reais embasamentos, demonstrar sua sabedoria, escrevendo.
Espero que a turma goste dos vídeos e tirem algum proveito para as suas vidas.
Assista a última fala pública de Monteiro Lobato. São três vídeos, mas inesquecíveis.