sábado, 31 de outubro de 2009

Os Beatles


A questão de escolher a maior banda ou qual foi a maior banda de todos os tempos é sempre polêmica e controversa, porque normalmente aos amantes da música a banda/música fala ao coração. A verdade é que se gostos não se discutem é indiscutível, mas por outro lado nem toda a música tem a mesma qualidade em termos de execução e isso pode ser mensurável.
Introduzo este tema e coloco minha posição, afirmando ser os Beatles a melhor banda, pois considero que nenhuma outra banda atingiu a genialidade dos Beatles, nem o seu nível de influencia sobre outros músicos. Influenciaram também as vestimentas, os cortes de cabelo e forma de ser dos jovens daquela geração. Com mais de um bilhão de álbuns vendidos em todo o mundo, sendo que 20 músicas atingiram o primeiro lugar nas paradas apenas nos Estados Unidos da América - números considerados um recorde até os dias atuais. Todas composições eram próprias, como: "She Loves You", "I Want To Hold Your Hand", "Can't Buy Me Love", "Help", "Yesterday", "Hey Jude", "All You Need Is Love" e "Let it Be" entre outras. Foi esse sucesso estrondoso que inspirou a criação do termo beatlemania
Em 1966, em uma entrevista, John Lennon declarou que os Beatles eram mais populares que Jesus Cristo, fato que gerou muitos protestos.
Em uma entrevista de John em 1970, afirma que o Sonho Acabou, que os Beatles não existem mais e não tem mais planos para gravarem juntos... Mas o sonho continuou até 1980.
Nesta época, quando milhões de pessoas gostariam de vê-los novamente, tocarem juntos mais uma vez.... Não deu, pois um episódio muito triste aconteceu em 1980, John Lennon foi assassinado em Nova Iorque, o que acabou definitivamente com o sonho de milhares de fãs de vê-los.
Mesmo assim, quando até hoje ouvimos os acordes finais de 'The End', no final do disco Abbey Road. Dá para pensar no legado que esse grupo deixou para nós. Hoje temos muitas bandas geniais e poderia enumerá-las, mas sei que elas próprias têm “The Beatles” como ponto de referência para os seus estudos.
Por tudo isto e por muito mais, acho que os Beatles foram a melhor banda de sempre. Claro que temos que verificar a época em que produziram sua arte e o que representavam na época, para compreender a grandeza dos Beatles.
Felizes somos nós, jovens da geração de 70, que tivemos os Beatles.

She Loves You: escrito por John Lennon e Paul McCartney