domingo, 31 de maio de 2009

Poesias românticas

A poesia "Por que mentias?" é de Álvares de Azevedo, famoso poeta do ultra-romantismo e foi declamada pelo personagem Fernando Seixas (Gabriel Braga Nunes). Fazia parte da novela denominada "Essas Mulheres", baseada em três obras de José de Alencar: Senhora, Lucíola e Diva, exibida pela Rede Record.
Para reunir as três tramas, alterações foram feitas - como tornar Leocádia, tia da personagem da Mila em Diva, sua mãe e Adelaide Amaral de Senhora de amiga de Aurélia Camargo na principal rival da protagonista e grande vilã da novela.

Outra declamação maravilhosa feita em novela foi feita pelo ator Eriberto Leão, personagem Dimas na novela "Sinha Moça". Rafael, menino da casa grande que viu o avô, Pai José, morrer no tronco.

Junto com a mãe, Maria das Dores, foi vendido a um mercador de escravos. Alforriado, muda de nome e apresenta-se a todos como Dimas. Volta cheio de ódio, querendo vingança contra o Barão de Araruna, seu pai. Estudou, mas sua grande faculdade foi a vida.

Deve o que sabe ao árduo trabalho nas oficinas dos jornais por onde andou, antes de voltar a cidade natal. Não é à toa que se transforma em braço direito de Augusto na tipografia e entra com tudo na luta para a derrubada do último reduto escravagista do país.

Apaixona-se por Juliana e é correspondido. Nesta cena declama uma poesia de Castro Alves denominada "Tragedia no Lar". Magnífica interpretação.

Fonte:Globo.com