segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

Casa de Heribert Hans Joachim Gasa


Estive em janeiro, nas minhas férias em Marechal Cândido Rondon e durante meus passeios conheci a magnífica casa de Gasa. Fiquei impressionada com a construção tão misteriosa. A casa tem 10 banheiros em seus três andares, sendo 2 subterrâneos. Ouvimos histórias estranhas a respeito dele, uma delas diz respeito a um grande túnel abaixo da casa, mas que ninguém comprovou tal fato. Ele parecia ser muito inteligente e criativo, pois a casa já continha muitos materiais recicláveis, muitos azulejos antigos todos misturados, mas com uma beleza incrível.
Heribert Hans Joachim Gasa, nasceu em Breslau, Alemanha, em 14 março de 1920. Veio para o Brasil em 3 de maio de 1961 e se instalou em Marechal Cândido Rondon a convite de amigos.
Hoje faz parte da história desta cidade. Gasa, como era conhecido, foi ótico, físico, estudou medicina e participou da II Guerra Mundial. Gasa teve de interromper seus estudos médicos por ocasião da II Guerra, quando foi convocado pelo exército da Alemanha.
No final do conflito, em 1945, foi feito prisioneiro pelos ingleses, sendo libertado um ano mais tarde, quando retornou para a Alemanha. Pelas inúmeras dificuldades e por influência de amigos, ele decidiu se mudar para o Brasil no final dos anos 50, instalando-se em Marechal Cândido Rondon, que na época estava se emancipando de Toledo.
Ele construiu sua casa com uma arquitetura única, projetada por ele próprio. Em 1966 ele começou a construí-la e a concluiu na década de 1990, após mais de 20 anos do inicío. Gasa buscou na sua arquitetura fazer uma referência a uma série de lugares e países por onde esteve, resultando numa arquitetura peculiar.

Baseado em:Oeste informa