quinta-feira, 3 de julho de 2008

FICÇÃO CIENTÍFICA

Ficção Científica é um "gênero" literário que apresenta enredos ficcionais e fantásticos, mas cuja fantasia propõe-se a ser plausível, quer em uma época e local distante ou no presente. Não se analisa como um gênero tal como Drama, Policial ou Aventura. Uma obra de Ficção Científica pode estar em qualquer gênero como por exemplo:
FICÇÃO CIENTÍFICA E Terror: A Mosca, Alien
FC E Ação: Total Recall, The Terminator
FC E Romance: Em Algum Lugar do Passado, Kate & Leopold
FC E Policial: Robocop, Blade Runner
FC E Drama: Inimigo Meu, Soyent Green
F C E Desenho Animado: WALL .E
A grande diferença é que ela tenta convencer seu público de que as idéias que apresenta podem não ser possíveis no contexto atual, mas poderiam ser, valendo-se de uma explicação científica ou pelo menos racional. É diferente da Ficção Fantástica onde a preocupação de afirmar a viabilidade real de seus acontecimentos não ocorre, ou ocorre de forma não racional. Para validar algo que não é possível no nosso contexto atual, a Ficção científica pode recorrer a: Ambientação Futura.
Inteligências não humanas: Extraterrestres, Intraterrestres, Interdimensionais etc.
Inteligências Humanas: Gênios e Cientistas. Fenômenos Desconhecidos.
Interessante é que se fizermos uma pesquisa, encontraremos uma porcentagem pequena de pessoas que declaram ser esse seu gênero favorito, por outro lado, este é com certeza o gênero cinematográfico mais bem sucedido do mundo. Basta olhar a lista das maiores bilheterias cinematográficas mundiais, evidentemente compostas por filmes de Hollywood. Tirando Titanic, a maioria é de Ficção Científica, Star Wars, Independence Day, O Dia Depois de Amanhã ET, Batman e etc.
Um bom apreciador desse gênero necessita ter receptividade a idéias novas, abertura a ousadias intelectuais. É o que fez a PIXAR no filme WALL .E, onde foi explorada a FUTURÂMICA TERRENA com VIAGENS PARA FORA DA TERRA .Trata-se de qualquer ambientação que localize-se no futuro em nosso planeta, mas em geral aborda uma era mais adiantada tecnologicamente e ou socialmente. É o que os roteiristas do filme fizeram, unindo as duas perspectivas e deu certo.
WALL .E pode ser trabalhado sob diferentes ângulos, um dos quais serve de alerta:
Será que é possível a ficção se tornar realidade?
Vamos acumular tanto LIXO que teremos de sair da terra?
O lixo vai matar toda e qualquer forma de vida vegetativa?
Como sempre a PIXAR foi inteligente ao atingir o público infantil por despertar neles esta preocupação, pois em nós, adultos, parece que é tarde.