sexta-feira, 28 de março de 2008

A História Escandalosa de Oscar Wilde


Oscar Wilde, um dos homens mais corajosos do século XIX.

O escritor irlandês, autor de “O Retrato de Dorian Gray”, não teve medo de enfrentar a conservadora sociedade da virada do século XX em nome de sua opção sexual "criminosa", que o obrigou a prestar dois anos de trabalhos forçados para se redimir de seus atos frente aos ingleses escandalizados. Depois que sua vida foi praticamente destruída por um caso totalmente indiscreto com um jovem. Foi educado no Trinity College, Dublin e mais tarde em Oxford, recebe a influência da "arte pela arte". Em 1884, casa-se com a bela Constance Lloyd. Com a publicação de "Retrato de Dorian Gray", sua carreira literária deslancha. Oscar e Constance tinham 2 filhos: Cyril e Vyvyan. Mas uma noite, Robert Ross, um hóspede canadense jovem, seduziu Oscar e forçou-o, finalmente, a confrontar-se com seus sentimentos homossexuais que o perseguiam desde a época em que era estudante.
Anos depois Oscar foi preso com acusações de conduta homossexual e sentenciado a 2 anos de prisão com trabalhos forçados, sendo a última parte em Reading Gaol. As condições calamitosas da prisão causaram uma série de doenças e o levou às portas da morte. Foi declarada, ainda, sua falência. Morreu como um homem arruinado em 30 de novembro de 1900. Sua sepultura é mais visitada do que a de John Lennon.
Encontramos no próprio Oscar Wilde, o autor, uma figura tão repleta de mensagens quanto o personagem do seu livro. O esteta, o dândi, o escandaloso, o intelectual, o sedutor, o elegante, o exótico, o bizarro, o homossexual, muitas vezes atitudes excêntricas para afrontar a sociedade londrina do século XIX. Na época, durante as festas mais pomposas de Londres, ele era a figura mais esperada, pois ditava as tendências da moda.
“Dizem às vezes que a beleza é completamente superficial. Talvez menos superficial, em todo caso, do que o Pensamento. Para mim, a Beleza é a maravilha das maravilhas. Só os espíritos levianos não julgam pelas aparências. O verdadeiro mistério do mundo é o visível, e não o invisível...” Oscar Wilder, O retrato de Dorian Gray.

Viver é a coisa mais rara do mundo. A maioria das pessoas apenas existe.
A cada bela impressão que causamos, conquistamos um inimigo. Para ser popular é indispensável ser medíocre.
Pouca sinceridade é uma coisa perigosa, e muita sinceridade é absolutamente fatal.
Egoísmo não é viver à nossa maneira, mas desejar que os outros vivam como nós queremos.
A ambição é o último recurso do fracassado.
Sou a única pessoa no mundo que eu realmente queria
conhecer bem
O mundo pode ser um palco. Mas o elenco é um horror.
Deixem-me dizer-vos neste momento que não fazer nada é a coisa mais difícil do mundo, a mais difícil e a mais intelectual.
A vida é muito importante para ser levada a sério.
Se soubéssemos quantas e quantas vezes as nossas palavras são mal interpretadas, haveria muito mais silêncio neste mundo.
Um homem pode viver feliz com qualquer mulher desde que não a ame.
Aqueles que não fazem nada estão sempre dispostos a criticar os que fazem algo.
As nossas tragédias são sempre de uma profunda banalidade para os outros.
Posso resistir a tudo, menos à tentação.
Quando eu era jovem, pensava que o dinheiro era a coisa mais importante do mundo. Hoje, tenho certeza.
A Moral não me ajuda. Sou antagônico nato. Sou uma daquelas pessoas que são feitas para exceções, não para regras.
Nunca confie na mulher que diz a verdadeira idade, pois se ela diz isso... Ela é capaz de dizer qualquer coisa.


“Influenciar uma pessoa é dar-lhe a nossa própria alma. O indivíduo deixa de pensar com os seus próprios pensamentos ou de arder com as suas próprias paixões. As suas virtudes não lhe são naturais. Os seus pecados, se é que existe tal coisa, são tomados de empréstimo. Torna-se o eco de uma música alheia, o ator de um papel que não foi escrito para ele. O objetivo da vida é o desenvolvimento próprio, a total percepção da própria natureza, é para isso que cada um de nós vem ao mundo. Hoje em dia as pessoas têm medo de si próprias. Esqueceram o maior de todos os deveres, o dever para consigo mesmos. É verdade que são caridosas. Alimentam os esfomeados e vestem os pobres. Mas as suas próprias almas morrem de fome e estão nuas. A coragem desapareceu da nossa raça e se calhar nunca a tivemos realmente. O temor à sociedade, que é a base da moral, e o temor a Deus, que é o segredo da religião, são as duas coisas que nos governam”.
(em O Retrato de Dorian Gray)

Assista ao vídeo “ Wilde”, 1997.