sábado, 23 de fevereiro de 2008

As Mentiras que os Homens Contam


Nós nunca mentimos. Quando mentimos, é para o bem de vocês. Verdade. Começa na infância, quando a gente diz para a mãe que está sentindo uma coisa estranha, bem aqui, e não pode ir à aula sob pena de morrer no caminho. Se fôssemos sinceros e disséssemos que não tínhamos feito a lição de casa e por isso não podíamos enfrentar a professora a mãe teria uma grande decepção. Assim, lhe dávamos a alegria de se preocupar conosco, que é a coisa que mãe mais gosta, e a poupávamos de descobrir a nossa falta de caráter. Melhor um doente do que um vagabundo. E se ela não acreditasse, e nos mandasse ir à escola de qualquer jeito, ainda tínhamos um trunfo sentimental. "Então vou ter que inventar uma história para a professora", querendo dizer vou ter que mentir para outra mulher como se ela fosse você. "Está bem, fica em casa estudando!" E ficávamos em casa, fazendo tudo menos estudar, dando-lhe todas as razões para dizer que não nos agüentava mais, que é outra coisa que mãe também adora.
Com as namoradas, outras mentiras:
__Eu só quero ver, juro.Não vou tocar.
__Pode, mas só até aqui.
__Está bem. Não passo daí.
__Jura?
__Juro.
__Você passou! Você mentiu!
__Me distraí!
É incrível como esta obra de crônicas de Luis Fernando Verísimo faz sucesso com pessoas de todas as idades. Quando trabalho crônicas em minhas aulas e sugiro a leitura desta obra, acabo sabendo que o livro foi lido por todos da casa. Pais, mães, tios e inclusive os "alunos" ficam muito interessados em ler, o mais rapidamente possível. Também mexe com a imaginação de todos. Sempre tem um ou outro querendo dar palpites sobre o livro. Houve até um amigo que sugeriu que não está certo. É preciso que escrevam: " As mentiras que as Mulheres contam". Na minha opinião, acho que o livro condensa muito as mentiras. Deve existir inúmeras outras mentiras interessantes que os crônistas poderíam valer-se para explorar e nos fazer rir. Deste livro as crônicas mais lidas e comentadas são: "A Aliança", "O Dia da Amante" e "Homem que é Homem".
Como diz Veríssimo: Os homens só mentem , no fundo, para poupar as pessoas, e, sobretudo, para o bem das mulheres. É um gênio ou não é?