segunda-feira, 18 de fevereiro de 2008

CRÔNICA

Trabalhar com crônicas é, ao meu ver,fazer com que o aluno perceba os olhos do escritor para as cenas cotidianas de nossa vida. Fazê-los observar o que acontece em seu redor, sua casa, seus amigos.
Quero que eles agucem seus sentidos para a vida e que percebam que a vida é feita dos pequenos momentos, das pequenas belezas, das horas e dos dias.. No trabalho com crônicas, procuro mostrar que não é bem assim, que o muito grande pode estar numa fração bem pequena na nossa existência, que basta observarmos e prestarmos atenção nas coisas dos nossos dias e noites, nas pessoas que nos rodeiam, nas conversas que escutamos, que temos matéria de sobra para o escrever. Matéria essa muito mais interessante, e verdadeira, do que aquelas ditas grandes ou sensacionais. Após ler uma crônica ( Fernando Sabino ou Luís Fernando Veríssimo são expoentes nesta modalidade), explico que antes de estar nos livros elas foram editadas em jornais ou revistas.
Pois bem, a lição de casa será muito simples:
- observar.
- Como assim?
- Observar, prestar bastante atenção em alguma coisa. Qualquer coisa. Pode ser uma pessoa, um lugar, um sentimento, um diálogo, um jeito da pessoa se mexer e falar, o que vocês quiserem. Tem que prestar muita atenção mesmo, e trazer essa observação para a sala de aula.
Também poderá assistir a este vídeo lindo e a partir da observação minuciosa produzir sua crônica.
Indico a obra de Luís Fernando Veríssimo "As Mentiras que os Homens Contam".

Crônica completa: “O Homem NU”, por Fernando Sabino
http://www.releituras.com/fsabino_homemnu.asp
Israel Kamakawiwo'ole- Somewhere Over The Rainbow