quarta-feira, 23 de janeiro de 2008

DA LEITURA À AÇÃO


A maioria das pessoas que se interessa por desenvolvimento pessoal e profissional fica apenas no nível da leitura, sem resultado prático. Elas gastam centenas de horas lendo livros, artigos, ouvindo palestras e assistindo a ‘videozinhos motivadores’ no youtube, mas sem transformar essa informação em um conhecimento real para suas vidas.
Isso acontece por uma série de razões: Acreditar que pode suspender a realidade. Uma das armadilhas da auto-ajuda é ter a sensação de que o simples fato de ler sobre idéias positivas melhora a sua vida.
Existem informações potencialmente transformadoras em livros e na internet, mas passar muito tempo repassando os mesmos ‘conceitos revolucionários’ sem aplicá-los em sua vida pode lhe deixar aguilhoado na informação, como um peixe fisgado pelo anzol.
É fácil cair nesta armadilha em razão duas premissas:
é preciso muito mais empenho para aplicar novos conceitos e comportamentos em sua vida do que apenas ler sobre eles.
Ao mudar sua vida com novos conceitos, você terá que confrontar inimigos inesperados, como a reação negativa de pessoas próximas, que estavam acostumadas com um ‘outro você.
É improdutivo estudar obstinadamente todos os livros ou artigos que estiverem à disposição, para somente depois planejar o plano ideal.
Por dois motivos:
Você vai errar, nem todo o estudo do mundo vai evitar que tropece quando começar a praticar novas idéias. Seu aprendizado real começa quando termina a leitura e parte para a ação.
Tentar, acertar, ter um resultado mediano ou fracassar da forma mais ridícula e miserável faz parte do aprendizado. Mas como já dito, só começa quando se fecha o livro. Isso não é uma sugestão para que pare de ler sobre seu desenvolvimento profissional, mas sim que leia menos e melhor.
Em vez de pular de um livro para outro, concentre-se em um livro que tenha lhe agradado particularmente. Leia-o mais de uma vez, faça destaques, reescreva com suas palavras as principais idéias, e ponha essa nova informação em prática. Se o livro propõe exercícios como listar prioridades em sua vida ou fazer 20 minutos de meditação, não pule para o próximo capítulo: faça o exercício.
Hora de arregaçar as mangas e suar a camisa.
Fonte: Baseado em: