segunda-feira, 21 de janeiro de 2008

LEITURA

O MORRO DOS VENTOS UIVANTES
Hoje, foi exibido no tele cine Cult este filme baseado no livro de Emily Brontë. Acho estranho como algumas obras literárias nos acompanham a vida toda. E esta é uma delas... Também foi marcante a forma como a necessidade em ler este livro surgiu.

1972, o cine Guarujá em Jandaia do Sul,Paraná, contava em sua programação o filme "O Morro dos Ventos Uivantes", mas o costume daquela época era que uma moça não podia namorar todos os dias , só nos dias pré-determinados pelos pais. Meu namorado convidou-me para ir ao cinema justo em um desses dias proibidos e o que acabou acontecendo foi que ele assistiu o filme sozinho e enquanto isto eu , muito triste, li o livro em duas horas. Triste por não ter ido ao cinema e triste porque o livro é demasiadamente romântico.

Na época, achei este fato uma lástima, me senti a última das criaturas do mundo, mas hoje vejo que foi bom , pois marcou bem esta leitura. Lembro de cada detalhe, de cada diálogo. Talvez precisemos de um motivo muito forte para que uma obra literária exerça em nós sua principal função: a psicológica.

Para que se tenha uma noção da beleza do filme assista o clipe do tema do filme, música KATE BUSH. TEXTO TRADUÇAO DA música.